O grande erro de Dragon Ball

 


O grande erro de Dragon Ball

Dragon Ball é sem dúvidas um dos mais importantes animes da cultura pop em geral. Talvez seja o anime mais famoso do mundo, muito embora não tenha o melhor enredo, mas a nostalgia, com o carisma do protagonista, somados a famosa transformação de super sayajin, criaram uma formula que praticamente é copiada por quase todos animes shounen: Naruto tem sua transformação em raposa de nove caudas, e depois em sennin. Em bleach Ichigo tem sua transformação em Hollow e depois em Vasto Lord. E por aí vai. É uma formula simples, mas extremamente marcante e funcional.

Mas então se ele é o anime mais famoso do mundo, qual foi o erro da obra então? Bom, como dito antes, Dragon Ball não tem a melhor enredo, mas poderia. Mas isso não foi culpa total do Akira Toram, mas da pressão da editora para que a história continuasse além do que foi previsto, na saga frieza. Sim, o manga e anime deveriam ter acabado na saga freeza. Percebam que o arco de freeza é o ápice de história, onde Goku enfrenta o vilão responsável pela morte dos sayjins, e até aquele ponto Goku vem se tornando cada vez mais maduro, e no final da saga era pra Goku ter morrido. Mas por pressão dos editores a história continuou. E embora a saga seguinte seja boa (androides e cell) onde de novo Akira tenta terminar a história com Goku morto, a parti daí a história se perde, a evolução de Goku como personagem já tinha sido finalizada, não tendo mais para onde ir, o Akira até tentou colocar o Gohan como protagonista, mas de novo, por pressão da editora, o Goku acaba sendo o protagonista no final.

 


E depois, na fase Super, vimos um Goku tendo um retrocesso como personagem, não sendo necessariamente culpa do personagem, porque ele já teve todo o arco que deveria, e já não tinha pra onde ir. Algumas decisões egoístas dele, como pedir pelo torneio dos mundos, onde os outros universos ficaram em risco, ou aquela cena embaraçosa onde ele diz que um beijo na boca é nojento. Nesse ponto da história, o Vegeta é um personagem melhor que ele na verdade.

 


Além disso, até a saga freeza, os outros personagens tinham muita importância. Na saga clássica, quando ainda não havia sido estabelecido a raça sayajin, e suas transformações quando um personagem treinava muito, ele poderia se tornar o mais forte. E isso trazia o elemento inesperado na obra. Inclusive o Goku não era o mais forte naquela época, tendo perdido os 2 primeiros torneios de artes marciais. E isso era – pelo menos na minha opinião – a melhor coisa do clássico.

E foi isso que na minha visão a maior perda de Dragon Ball ao longo dos anos. Era muito legal ser surpreendido, não saber quem ia ganhar as batalhas, ou então qual técnica o Goku iria usar pra superar alguém mais forte. Se alguém treinasse muito, poderia se tornar o mais forte. No clássico, tivemos o mestre Kame (Jackie Chun) e Tenshinhan por exemplo.



Ao longo das outras sagas isso foi se perdendo, sendo que só os sayjins tinham destaque. Mas isso voltou na saga super, principalmente no torneio do poder. O resgate de personagens esquecidos como o já mencionados mestre Kame, Tenshinhan, o número 17, mostraram que com o treinamento, eles poderiam dar caldo. Ou as vezes não necessariamente a força, mas alguma técnica ou característica poderiam ser aproveitadas, como o poder inesgotável dos androides. Não sabemos se isso vai se manter ou não, mas no manga, na saga moro foi apresentado outras técnicas, como a absorção de energia planetária do Moro. Isso tornou Dragon Ball mais interessante novamente, mas aí voltaram novas transformações de Goku e Vegeta. E pra ser sincero, isso já está chato. Só ficam trocando a cor de cabelo, ao invés de explorar treinamento e habilidade. Mas enfim, é só uma opinião, você pode continuar gostando de Dragon Ball e achar o anime de todos os tempos, e tá tudo certo. Eu também considero um dos melhores de todos os tempos, mas creio q poderia ser melhor... Até a próxima. Homer explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário